Agricultura

Carregando...

Foi na década de 40, época em que a agricultura brasileira enfrentava dificuldades, que um grupo de agricultores jauenses resolveu criar a Associação dos Fazendeiros de Jahu.

Oficialmente criada em 25 de abril de 1943, a associação teve sua primeira diretoria presidida pelo major Alfredo Sérvulo de Oliveira Romão, tendo como vice-presidente Gumercindo do Amaral Carvalho. Também faziam parte da diretoria executiva os agricultores Álvaro Gomes dos Reis, no cargo de secretário, e Joaquim Fernando Paes de Barros Netto, como tesoureiro.

Registros da época mostram que a primeira reunião da associação ocorreu em 5 de maio, no escritório de Lourenço Netto de Almeida Prado, localizado na Rua Tenente Lopes, 451. Naquela época, o prédio pertencia ao Banco Lar Brasileiro S/A, mas em junho do mesmo ano foi adquirido pela Associação dos Fazendeiros de Jahu por 70 mil réis. A sede própria da entidade foi inaugurada solenemente em 25 de janeiro de 1945 e permanece até hoje no mesmo local.

A associação, na representação dos produtores rurais, sempre esteve engajada em diversas campanhas e protestos para reivindicar uma política agrícola justa para a classe.

Depois de alguns anos de atividades, passou a se chamar Associação Rural de Jahu, vinculada à Federação das Associações Rurais do Estado de São Paulo (Faresp), mais tarde transformada em Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (Faesp).

Em 1965, a associação foi transformada em Sindicato Rural de Jahu, o pioneiro em todo o Estado. A carta sindical foi expedida em 28 de maio de 1965 e sua primeira diretoria foi presidida por José Cassiano Gomes dos Reis.

O sindicato foi responsável pela criação de outras importantes entidades agrícolas como o Cooperativa Agrícola da Zona do Jahu e a Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Jahu (Associcana).

Em 1987, não houve quórum para eleger a nova diretoria. Diante disso, a Federação da Agricultura do Estado de São Paulo nomeou o agricultor José Octávio Costa Auler como administrador.

No ano seguinte, em 1988, Auler foi eleito presidente, cargo para qual foi reconduzido sucessivamente até a última eleição, datada do dia 16 de junho de 2009, onde foi eleito o advogado e agricultor Ruy Pacheco de Almeida Prado como presidente. Luciano Pacheco de Almeida Prado foi nomeado tesoureiro da diretoria e Luiz Fernando Martins Auler, como secretário geral.

O atual presidente do sindicato é o advogado Ruy Pacheco de Almeida Prado, que está em seu segundo mandato.

Além de participar de todos os movimentos, apoiando as reivindicações da categoria agrícola, o Sindicato Rural de Jahu  também realiza há mais de 20 anos cursos de qualificação de mão de obra rural e de promoção social, atendendo às famílias de trabalhadores e pequenos produtores.

Desde 1943

desenvolvido por supercode